CLEARONE: Como funciona o Voice Lift no BMA 360 ?

Como funciona o Voice Lift no microfone de teto BMA 360 ?

O BMA 360 oferece tudo o que se deseja em um Beamforming mic:


    • Áudio de qualidade Superior
    • Cancelamento de eco e de ruído
    • Amplificadores de potência incorporados ao microfone
    • Rastreamento de câmera
    • Novos recursos para Voice Lift


Para usar o recurso VOICE LIFT é necessário:


  1. Atualizar a versão de software CONSOLE AI para a versão mais recente
  2. Atualizar o firmware do processador CONVERGE PRO 2 para a versão mais recente
  3. Atualizar o firmware do mic BMA 360 para a versão mais recente

O QUE É VOICE LIFT?


O objetivo do Voice Lift é fornecer a todos na sala o mesmo nível de áudio. É um recurso indicado para salas com comprimento superior a 8 ou 10 metros.

Imagine uma sala bem grande, retangular, com uma mesa enorme ao centro.  Imagine que o presidente da empresa se senta sempre na ponta da mesa e que ele sempre fala muito baixo. Quem senta na outra ponta pode não ouvir perfeitamente o que o presidente fala. Então, usando microfones e alto-falantes nesta sala, podemos melhorar esta situação. O maior problema é como obter nível suficiente de som sem gerar microfonia na sala, por conta de realimentação do som dos alto-falantes através do microfone.


As tecnologias inovadoras da ClearOne como FiBeam ™ e DsBeam ™, além do Eliminador de Feedback DARE ™, todas presentes no mic de teto BMA 360, permitem que maiores ganhos de Voice Lift sejam realizados, comparado ao que era possível fazer até o momento. 

FiBeam fornece um som suave e consistente onde quer que você esteja na sala, tudo de maneira inteligente e automática, algo que a concorrência não consegue fazer. O BMA360 capta por igual o sinal de qualquer frequência.

DsBeam fornece profundidade de lóbulo lateral incomparável, com atenuação em nível abaixo de 40dB. Lóbulos laterais excessivos, encontrados em mics de teto da concorrência, podem causar microfonia e forçar o sistema a ter um ganho inferior. Se um lóbulo lateral aponta para um alto-falante ou reflexo, o ganho do sistema deve ser menor para evitar feedback. O BMA 360 permite um aumento de ganho de 12 dB em comparação com um microfone omnidirecional


O QUE FOI ADICIONADO AO SISTEMA POR CONTA DO RECURSO VOICE LIFT:

 

 

1- Adicionados Submixes de Voice Lift ao BMA 360. Uma aba Voice Lift foi adicionada à tela de controle do BMA 360. A janela de configuração fornece uma maneira poderosa e simples de gerar mix-minus nas zonas de alto falantes.

2- Foi adicionada a configuração de 'Max Active Beams' na guia BMA 360 Advanced.

3- Foi adicionada a função ‘Last Beam On’ no BMA 360 na Guia Avançado. Desativar esta configuração permite que todos os feixes sejam desligados (mute) quando ninguém está falando.

O CONCEITO DE VOICE LIFT FUNCIONA EM QUALQUER DESIGN DE SALA?

Nem sempre… Porém, para facilitar as coisas, ClearOne fornece uma ferramenta, uma calculadora PAG / NAG em formato de planilha excel, que permite aos usuários inserir distâncias entre o locutor, os ouvintes, o BMA 360 e o (s) alto-falante (s) e então descobrir se a configuração da sala é permite usar voice lift. Também dá uma ideia de como os elementos do ambiente podem ser ajustados para permitir o uso do recurso de voice lift. Calcula-se, então, o Ganho Acústico Potencial (PAG),  o Ganho Acústico Necessário (NAG), e o ganho resultante elevado do BMA 360 Voice Lift. Nesta planilha, quando os valores aparecem com a cor VERDE significa que estamos dentro dos valores esperados.


PAG representa o maior volume de áudio que posso ter antes de gerar microfonia.

NAG representa o ganho de volume necessário para o ouvinte mais distante escutar o som do locutor de maneira confortável.


D0 = Distância entre o locutor e o ouvinte mais distante (o ouvinte de trás precisa de elevação de voz).

EAD = Distância acústica equivalente = Distância entre o locutor e o ouvinte mais distante que não necessita de reforço sonoro para ouvir o locutor com clareza. Esta distância nunca deveria ser maior que 3,5 metros.

Ds = Distância entre o locutor e o BMA 360.

D1 = Distância entre o BMA 360 e o alto-falante mais próximo (alto-falante que estaria emitindo sinal da voz do locutor).

D2 = Distância entre o ouvinte que precisa de elevação por voz e o alto-falante mais próximo.



É fácil entender que o objetivo do Voice Lift é elevar o áudio ouvido pelo ouvinte na distância D0, para o nível equivalente ouvido pelo ouvinte não auxiliado (EAD).

Então, o "Ganho Acústico Necessário" (NAG) é a quantidade de ganho necessária para superar a diferença de atenuação entre o ouvinte mais distante e o ouvinte não auxiliado. 

Quando o ganho acústico potencial (PAG) é igual ao ganho acústico necessário, há ganho acústico suficiente para superar o NAG, incluindo a margem de estabilidade e evitando microfonia (PAG - NAG = 0).


As tecnologias BMA 360 FiBeam e DsBeam permitem um aumento de 12 dB no ganho antes do feedback em comparação com um microfone omnidirecional.

O Eliminador de Feedback DARE oferece margem extra de estabilidade e ganho de 3 a 8dB no sistema ! A Filtragem Dinâmica detecta microfonia enquanto o sistema está em uso e coloca automaticamente em ação os filtros de correção necessários.

A combinação das tecnologias de beamforming e cancelamento de feedback da ClearOne fornece um aumento de ganho de até 20 dB antes do feedback em comparação com um microfone omni.

Observações interessantes feitas pela CLEARONE:

Mantenha também os canais de VOICE LIFT em um GATTING GROUP específico para estes canais.

 

Ao usar VOICE LIFT, reduza o NOM para 1 ou 2 (número de microfones abertos permitidos no sistema) e ajuste os parâmetros de GATE de cada canal de VOICE LIFT para 9 dB de ganho antes de feedback , 0.3 de hod time e 24 dB de OFF ATTENUATION.

 

Criar um CUSTOM REFERENCE virtual sobre um canal de LINE OUT do processador, mesmo que não exista nada fisicamente conectado a esta saída line out. Insira nesta referencia os canais de BLUETOOTH e USB AUDIO em relação ao BMA, e não em relação aos canais dedicados de VOICE LIFT.