Diferença entre caixas de som LineArray, PointSource, Constant Curvature
Diferença entre caixas de som LineArray, PointSource, Constant Curvature
1. Caixas de Som Point Source
Conceito: São caixas de som mais tradicionais, com som emitido de um único ponto ou gabinete.
- Dispersão Sonora: O som se espalha em todas as direções a partir da caixa, nos eixos vertical e horizontal, reduzindo o volume (nível de pressão sonora) rapidamente com a distância (redução na casa de 6 dB a cada dobra de distância do ouvinte em relação à caixa de som). .
- Vantagens:
- Fácil de instalar, posicionar e configurar.
- Custo mais baixo.
- Podem ser usadas como PA principal para públicos menores, ou como monitores de palco ou como "fills" (preenchimento) em sistemas maiores.
- Desvantagens:
- Dificuldade em cobrir grandes áreas de forma uniforme, exigindo muitas caixas e ajustes para evitar "buracos" no som.
- Não é indicada para ambientes com alto nível de reverberação. Assim, tem maior probabilidade de gerar reflexões indesejadas em tetos e pisos, especialmente em ambientes com acústica desafiadora e muito reflexivos.
- Aplicações: Ideais para pequenos e médios ambientes, como bares, casas de show de pequeno porte, igrejas de pequeno porte e auditórios menores.
2. Caixas de Som Line Array
Conceito: São sistemas compostos por múltiplas caixas acústicas menores, idênticas e especialmente projetadas, geralmente feitas para instalação suspensas verticalmente em uma linha. O objetivo é que cada caixa interaja de forma construtiva com as outras, criando uma única frente de onda coerente.
- Dispersão Sonora: O Line Array busca criar uma onda sonora mais direcional. Isso significa que o som é projetado com uma dispersão vertical muito controlada e uma dispersão horizontal ampla e consistente. A atenuação do volume com a distância é significativamente menor do que em sistemas point source, sendo de aproximadamente 3 dB a cada dobra de distância do ouvinte em relação à fonte de som. A angulação entre os módulos pode ser ajustada (variável) para ajustar a direcionalidade vertical do array e apontar o som precisamente para a área desejada da plateia.
- Vantagens:
- Proporcionam som consistente em longas distâncias, com pouca variação de volume do início ao fim da plateia.
- O ajuste da angulação entre as caixas permite "moldar" a cobertura vertical, minimizando o som em tetos e pisos e maximizando-o para o público.
- A menor interferência de reflexões e a dispersão controlada resultam em um som mais limpo e compreensível, mesmo em ambientes acusticamente complexos e mais reverberantes.
- O número de módulos (quantidade) pode ser ajustado para atender às necessidades de diferentes tamanhos de eventos e locais.
- Desvantagens:
- São sistemas tecnicamente complexos e de custo mais alto.
- Exigem profissionais experientes e ferramentas específicas para rigging (montagem e suspensão) e para realizar ajuste preciso do sistema, otimizando o desempenho.
- Em ambientes pequenos, o controle e o alcance de um Line Array podem ser excessivos e desnecessários.
- Aplicações: Solução ideal para grandes eventos e ambientes fechados grandes e reverberantes, como shows de grande porte, festivais, estádios, arenas, grandes teatros, amplas casas de show e centros de convenções. Line Array Slim também são adotados em ambientes grandes como halls de aeroportos.
3. Caixas de Som Constant Curvature (Curvatura Constante)
- Conceito: São um tipo de sistema que tenta combinar algumas vantagens do Line Array em um formato mais compacto e fácil de usar. Assim como os Line Arrays, elas são projetadas para serem empilhadas, mas a curvatura entre os módulos é fixa (pré-determinada pela fábrica).
- Dispersão Sonora: Diferente do Line Array "verdadeiro" onde a angulação varia, as caixas Constant Curvature mantêm uma angulação fixa entre si quando empilhadas (ex: 10° ou 15°). Isso cria uma curvatura predefinida que se aproxima de um comportamento de Line Array, mas com certas limitações. A dispersão horizontal é geralmente ampla e uniforme. A atenuação de volume com a distância fica em um ponto intermediário entre Point Source e Line Array, mas mais próxima de 3 dB/dobra em seu campo próximo.
- Vantagens:
- Simplicidade de rigging: Como a angulação é fixa, a montagem e a configuração são mais simples do que em um Line Array de angulação variável.
- Cobertura controlada: Oferecem um bom controle da dispersão vertical em comparação com as caixas Point Source, reduzindo reflexões indesejadas.
- Portabilidade: Geralmente são mais compactas e leves do que os módulos de Line Array, facilitando o transporte e a montagem em estruturas menores.
- Custo-benefício: São mais acessíveis do que os Line Arrays completos, tornando-as uma opção viável para eventos de médio porte.
- Desvantagens:
- Menor flexibilidade: A curvatura fixa significa que não é possível ajustar a cobertura vertical de forma tão granular quanto em um Line Array. Isso pode ser uma limitação em ambientes com geometrias muito específicas ou em eventos muito grandes.
- Desempenho limitado em grandes distâncias: Embora melhores que Point Source, não alcançam o mesmo desempenho de alcance e uniformidade dos Line Arrays em distâncias muito longas.
- Não são "verdadeiros" Line Arrays: Apesar de se assemelharem, não conseguem o mesmo acoplamento acústico e controle preciso de um Line Array profissional, especialmente em baixas frequências.
- Aplicações: Excelentes para ambientes de médio porte, como auditórios de médio a grande porte, salões de eventos, igrejas maiores, bandas e DJs em eventos ao ar livre de tamanho médio. Elas preenchem a lacuna entre a versatilidade do Point Source e o desempenho do Line Array. Na imagem abaixo, temos duas caixas deste tipo montadas sobre um subgrave:
