CLEARONE - Dicas técnicas
Onde podemos aplicar o microfone BMA 360
O BMA 360 Possui internamente 121 cápsulas para uma captação mais efetiva, sendo mais indicado para salas acusticamente ruins. A ClearOne possui grande experiência nesta área (fazendo mics de teto desde 2011).
ÁREA DE CAPTAÇÃO DO BMA 360:
- Numa sala quadrada, que tenha pé direito de 3 metros, a área de captação do BMA 360 é de 7x7 metros (larg e comprimento).
- Numa sala retangular, que tenha pé direito de 3 metros, a área de captação do BMA 360 é de 10x6 metros.
- O pé direito máximo de instalação do BMA 360 é de 6 metros. Numa sala quadrada, que tenha pé direito de 6 metros, a área de captação do BMA 360 é de 20x20 metros (larg e comprimento).
O BMA 360 tem 4 canais de saída amplificados (15w por canal), mas depende de injetor POE++ para que estes canais funcionem.
BMA 360 tem função TRACKING que opera sempre vinculada a um sistema de automação externo e também se aplica em locais onde é necessário realizar Voice Lift.
VOICE LIFT é uma maneira de amplificar a voz em alguns pontos para fazer com que a voz das pessoas seja melhor ouvido em diferentes pontos da sala.
VOICE LIFT COM BMA 360
CLIQUE para acesso a este documento.
Veja também este vídeo sobre Voice Lift com BMA 360.
Em 2021 foi feito um teste com 4 mics BMA360 instalados em um auditório de uma universidade italiana. A licitação foi liberada após este teste que foi muito efetivo. Neste caso, foi feita uma cascata de processadores CONVERGE, via PLINK, para permitir a conexão de 4 mics BMA360 em cascata, visto que cada processador comporta até 3 mics em cascata no máximo, numa mesma linha de cabos.
ATENÇÃO: O modo Long distance mode do Converge Pro 2 NÃO é compatível com o BMA 360.
ATENÇÃO: sobre FONTE DE ALIMENTAÇÃO: Para uso com o BMA360, o ideal é utilizar a fonte fornecida pela Clearone. Porém, se o cliente necessitar, pode utilizar outra fonte adquirida no mercado que seja POE ++ e que NÃO PASSE de 90 Watts.
Vídeo mostrando Silenciamento de feixes de captação no BMA 360
Vídeo sobre câmera tracking com câmera PTZ operando em conjunto com o BMA 360
Vídeo mostrando a captação de áudio por 3 unidades BMA 360 numa sala
Vídeo 2 mostrando a captação de áudio do BMA 360 numa sala
Selecionando preset padrão, quando ninguém fala na sala, usando BMA360, CONVERGEPRO2 e câmera PTZ (veja o vídeo abaixo)

COMO FAZER CÂMERA TRACKING
Neste exemplo, imaginamos um setup tendo um BMA 360, um processador CONVERGE PRO2 e uma câmera UNITE 200. Consideramos que o processador e a câmera estão ambos conectados a uma rede local LAN permitindo o envio de comandos.
Basicamente o VOICE TRACK é efetivo porque:
- O BMA 360 capta vários beams (feixes).
- A informação do BEAM que está ativo é enviada imediatamente para o processador CONVERGE PRO2
- O processador envia comando de controle para a câmera trocar de PRESET.
Sendo assim, o primeiro passo é checar quantos beams (feixes) de captação do BMA 360 você irá considerar. Se você está numa sala de reunião e o BMA está ajustado para captar até 6 beams, então, significa que você tem potencial para controlar até 6 presets da câmera.

Considerando o cenário acima, anote em um papel qual é a direção da sala onde cada um dos 6 beams do microfone está atuando para captar a voz. Depois, você manualmente configura os presets da câmera, usando o controle remoto da câmera para apontar para cada uma das 6 áreas da sala. Utilize os comandos de ZOOM para ajustar qual porção de cada área você deseja captar. Para facilitar, crie os presets pareando os números com os beams do microfone BMA 360, ou seja, BEAM número 01 será depois pareado com o PRESET NÚMERO 01 da câmera e assim por diante.
Depois, usando o software de edição CONSOLE AI, ajuste os parâmetros para realizar a conexão entre o CONVERGE PRO2 e a câmera. Veja o exemplo abaixo:
Nossa câmera será controlada via REDE, então deixamos a mesma ajustada desta maneira em nosso projeto do CONSOLE AI:

Clique duas vezes sobre o ícone da CAMERA para abrir a tela abaixo. Deixe indicado que você quer comandar os 6 primeiros presets da câmera:

É necessário deixar o BMA e câmera em um mesmo gating group.
Clique em CAMERA ASSIGNEMENT para ajustar o gating group:

Clicar em GATING GROUP e depois clicar em CAMERA CONTROL:

Faça ajustes de câmera preset matrix desta maneira:

Agora, é só testar o sistema. Tem que andar um pouco pela sala e testar cada região de captação do microfone para ver se a câmera, após 2 segundos, responde e se movimenta.
CLEARONE DIALOG 10 - limitações de conexão USB
O Dialog 10 foi desenhado e concebido para ser utilizado como um microfone Wireless, de alta qualidade e baixo custo, em pequenas configurações onde só o microfone de mão ou de lapela são necessários. Para qualquer outra configuração com mais microfones ou com outras entradas e saídas de áudio, é necessário utilizar o Dialog 20 ou o WS880 junto com um CP2 ou, no mínimo, com m mixer.
O Dialog 10 é um dispositivo USB “Slave” e deve ser conectado a um dispositivo USB “Master”, como por exemplo um PC. Ele é reconhecido pelo PC como um “dispositivo de audio USB” exatamente como acontece com um Chat 150.
Um processador Clearone HUDDLE ou o CONVERGE PRO 2 também é slave, independente de estar conectado a uma na porta USB nativa ou através de um Clearone USB Expander.
Independentemente da marca ou do modelo, um dispositivo Slave geralmente só pode ser conectado a um dispositivo “Master”.
É possível conectar dois dispositivos “Slave” entre eles ou dois dispositivos “Master” se forem do tipo OTG, algo que não ocorre com os produtos Clearone.
É possível conectar dois ou mais dispositivos “Salve” ao mesmo PC mas em portas USB diferentes, sendo que só um pode ser utilizado dentro de um aplicativo qualquer .
Por isso que em videoconferência (ou qualquer outro aplicativo que use áudio, como Players, Jogos, etc..) , é necessário escolher o dispositivo USB “Slave” de áudio ou vídeo que será utilizado na ocasião.
Conclusão, não é possível conectar o Dialog 10 no CP2 (seja diretamente seja via USB Expander) , pois não vai funcionar. O Dialog 10 não será “reconhecido” pelo CP2.
A única conexão possível é conectar o Dialog 10 no PC diretamente (ou via o Versa Hub), porém uma vez mais, o cliente deve escolher, na hora da utilização, qual dispositivo USB de áudio será utilizado: *OU* ele escolhe o Dialog 10 (e somente ele) , *OU* ele escolhe o CP2 (e somente ele).
ÁREA DE CAPTAÇÃO DO BMA CT e BMA CTH
Normalmente, se a acústica da sala for boa e a altura média do teto (2,70m) for mantida, o BMA CT deve cobrir uma área de 7 x 7 m (referência enviada pelo time de suporte técnico da Clearone em nov 2025)