CLEARONE - Qual é a diferença entre AEC (Acoustic Echo Cancelation) e NC (Noise Cancelation)?

Qual é a diferença entre AEC (Acoustic Echo Cancelation) e NC (Noise Cancelation)?

NC ou Cancelamento de Ruído é uma função para reduzir ou eliminar o ruído ambiente e o ruído de máquinas. Isso é normalmente constante, ruído de baixo nível captado pelo microfone e causado por equipamentos eletrônicos, HVAC, carros e ruídos externos, etc. Isso não inclui papéis farfalhando ou pessoas conversando em uma sala, pois esses não são sinais de áudio constantes.

AEC ou Acoustic Echo Cancelation é uma função para evitar que o Extremo Distante (Far End) de uma chamada de conferência (ATC ou VTC) ouça o próprio eco de volta para eles. É causado quando o áudio do Extremo Remoto chega aos alto-falantes da sala local e é captado pelo microfone e enviado de volta ao Extremo Distante.

 

Explicando o Cancelamento de Eco Acústico (AEC)

Cancelamento de Eco Acústico (AEC) é um recurso que evita que uma pessoa do outro lado de uma vídeo conferência ouça  eco de sua própria voz na linha enquanto fala. Esse eco é um problema comum quando um microfone capta a saída da chamada de um alto-falante junto com a voz de quem está falando naquele ambiente. Por exemplo, em uma sala de reunião com caixas de som uma parede e um microfone no teto, o áudio da chamada sai do alto-falante na parede e tem possibilidade de ser captado novamente pelo microfone do teto, efetivamente retornando o áudio da chamada para o outro lado.

O recurso AEC tenta "ler" o áudio do outro lado que entra na sala através da videoconferência, e então tenta cancelar essa porção do áudio antes que se manifeste como um eco de volta para a pessoa que está no lado remoto da conferência.

ATENÇÃO: Qualquer eco que você ouvir de si mesmo ao ligar para outras pessoas é resultado de um AEC mal configurado ou inexistente no sistema do outro lado, ou seja, na sala de quem está do lado remoto, falando com você.

Pode levar um tempinho para o algoritmo AEC analisar como a sala está alterando o sinal de referência conforme ele é captado pelo microfone no início de uma chamada e efetivamente iniciar as correções.