MULTICAST e IGMP snooping - o que significa?
Imagine que queira passar sinal de vídeo para vários dispositivos espalhados em um edifício. Ao invés de o servidor enviar o fluxo de vídeo para cada dispositivo individualmente, ele pode, via multicast, enviar para um grupo específico. Dispositivos interessados em receber este sinal se juntam a esse grupo e recebem o fluxo via MULTICAST. Isso mais eficiente do que enviar vários fluxos individuais para cada um dos dispositivos na rede. MULTICAST é crucial para o bom funcionamento de sistemas de transmissão de áudio e vídeo por IP.
IGMP snooping: Para que o multicast funcione é necessário organizar quais são os grupos emissores e quais dispositivos estão interessados em receber sinal de um grupo especifico. Neste sentido, o IGMP (Internet Group Management Protocol) é útil. Quando um dispositivo quer entrar em um grupo multicast, ele envia uma mensagem IGMP para o roteador. O roteador então repassa essa informação para os switches da rede. O IGMP snooping é um recurso usado pelos roteadores e switches gerenciáveis para rastrear quais dispositivos estão em quais grupos multicast, organizando adequadamente estes fluxos.
IGMP snooping fast leave: O IGMP snooping fast leave é um recurso de redes multicast que agiliza a saída de um dispositivo de um grupo multicast. Veja, quando um dispositivo sai de um grupo multicast, ele envia uma mensagem IGMP Leave para o roteador, informando que não deseja mais receber aquele fluxo. O roteador então confere se há outros dispositivos naquele mesmo grupo, antes de parar de enviar o tráfego multicast para aquela porta. Este processo de checagem pode causar um pequeno atraso. O IGMP snooping fast leave faz o seguinte: quando o switch recebe uma mensagem Leave IGMP, ele imediatamente remove a porta do grupo multicast e pára de enviar tráfego multicast para ela. Esse recurso é mais eficaz em portas onde está conectado apenas um único dispositivo. Quando há múltiplos dispositivos na mesma porta, o switch precisa confirmar se há outros ouvintes ativos antes de interromper o tráfego multicast.. Resumindo, o IGMP snooping fast leave é um recurso que permite que dispositivos saiam de grupos multicast mais rapidamente, o que ajuda a economizar banda e recursos da rede. Mas nem sempre os equipamentos vão responder bem quando FAST LEAVE estiver ativado.
ATENÇÃO, há diferentes versões de IGMP Snooping e dependendo da versão escolhida, pode ser que o sinal multicast não seja enviado a contento:
IGMP V1: É bem básico, sendo a versão mais simples e oferecendo funcionalidades bem básicas de multicast. Não possui suporte para consulta de grupo ou filtragem de fontes, o que pode levar a ineficiências na rede. Esta versão quase não é utilizada em redes modernas devido às suas limitações.
IGMP V2: Introduziu a consulta de grupo, permitindo que switches interroguem hosts sobre sua participação em grupos multicast. Assim, ganhamos mais eficiência e melhor controle de tráfego multicast, sendo que atualmente é a versão mais utilizada em redes.
IGMP V3: Oferece recursos mais avançados, como filtragem de fontes, permitindo que switches selecionem qual fonte multicast enviar para cada porta. Oferece maior controle sobre o tráfego multicast, sendo ideal para redes com requisitos específicos. Em termos de segurança, suporta autenticação e criptografia para maior segurança em redes multicast. Porém, mesmo com todos estes recursos, ainda é um padrão em adoção, tendo se tornado cada vez mais popular em redes que exigem alto desempenho e segurança.
ATENÇÃO: Certifique-se de que todos os dispositivos em sua rede suportam a versão do IGMP Snooping que você escolher.