Quantos cabos cabem dentro de um conduíte?
Ao planejar a instalação de sistemas que contem com cabos passando por condutores circulares, respeite a recomendação da AVIXA. E a regra independe do material com que o condutor é feito.
E também, de acordo com a norma NBR5410, a taxa máxima de ocupação de eletrodutos em relação à área da seção transversal não deve ser superior a 53% para um condutor ou cabo, 31% para dois condutores ou cabos e 40% para três ou mais condutores ou cabos.
O diâmetro interno de um conduíte determina quantos cabos você pode colocar dentro dele, respeitando a área permissível recomendada.
Essa área permissível é geralmente descrita em porcentagem de ocupação do condutor.
A importância de seguir a regra se refere ao aquecimento natural dos cabos, quando estão conduzindo sinal elétrico, e também à facilidade de passar cabos no conduíte.
Obviamente que se você encher muito o conduíte, os cabos terão uma tendência maior a aquecimento e será cada vez mais difícil passar os cabos pelo conduíte, sem risco de romper os mesmos.
A indicação de ocupação é esta:
Ao utilizar apenas um cabo, você pode ocupar até 53% do condutor.
Ao utilizar dois cabos, você pode ocupar até 31% do condutor.
Ao utilizar três ou mais cabos, você pode ocupar até 40% do condutor.
Então, se por alguma razão você precisar passar mais cabos, provavelmente o condutor elétrico terá que ter uma maior bitola.
Veja também esta interessante calculadora de ocupação de eletrodutos