Sinal de vídeo Analógico, HD e IP em câmeras de CFTV e CCTV

Quais as diferenças entre sinais de vídeo Analógico, HD e IP em câmeras de vigilância e quando escolher um ou outro tipo de câmera?

CFTV significa circuito fechado de televisão e CCTV é circuito fechado de TV. Para este tipo de sistema de vigilância, uma dúvida comum está relacionada em saber qual é a melhor tecnologia para aplicar em novos clientes e projetos, uma vez que temos, no mercado, câmeras analógicas, câmeras HD e câmeras IP.

A melhor escolha depende de análise de alguns aspectos.

***

Ao escolher um tipo de câmera, você também precisa checar o tipo de cabo que será aplicado, as distâncias entre cada câmera e o gravador de sinal de vídeo (distâncias maiores representam maior perda de qualidade e maior exposição a ruído no sinal) e também o tipo de destino que receberá o sinal de vídeo. E geralmente temos algum dispositivo no destino que seja capaz de gravar as imagens, permitindo recuperação do material durante um certo tempo, após as ocorrências.

Câmeras analógicas transmitem imagens por meio de cabos coaxiais até o destino, que pode ser um monitor de vídeo, que receba este sinal diretamente. Mas se for preciso gravar o sinal, terá que utilizar equipamento de gravação chamado DVR.

Câmeras analógicas necessitam uma conexão para transmitir o sinal de vídeo e outra conexão para alimentação de energia elétrica. A conexão deste tipo de câmera é feita com cabo coaxial:

         

Já as câmeras IP são equipamentos digitais que funcionam em um sistema de rede LAN ou até mesmo via  Internet. 

A rede IP é bem mais flexível que a analógica e você pode fazer o gerenciamento das imagens em um aparelho NVR, computador ou até mesmo em nuvem. 

Uma câmera IP utiliza conexão via cabo de rede, sendo que este cabo carrega o sinal de vídeo e também faz a alimentação de energia para a câmera. Alguns ajustes deste tipo de câmera podem ser feitos remotamente, através de software. O sinal de vídeo pode ser encaminhado para qualquer destino que tenha condições de receber conexão via rede e que possa ler os sinais de vídeo e áudio enviados pela câmera. O gravador aqui é chamado de NVR, sendo capaz de gravar sinais de múltiplas câmeras, tendo poucas conexões de rede no painel traseiro:

Câmeras IP estão naturalmente prontas para acesso remoto, sem contar que a instalação é muito mais rápida e fácil, sendo que alguns fabricantes disponibilizam aplicativos que facilitam o acesso a câmera através de dispositivos móveis, como um smartphone por exemplo.

Um ponto negativo das câmeras IP é que estão mais sujeitas a invasão por pessoas mal intencionadas, que poderia ter acesso não autorizado às imagens.

Em um sistema de CFTV analógico, as imagens chegam ao destino (DVR/monitor) em tempo real, sem atraso, sendo que as câmeras IP podem gerar um pequeno atraso, porque o sistema precisa de um tempinho para procesar os sinais, convertendo-os em sinal digital.

A qualidade de imagem das câmeras IP é muito melhor comparando com as analógicas. É possível fazer zoom na imagem sem perda considerável de qualidade  e isso é muito importante em ambientes de segurança e monitoramento.

Atualmente há também uma outra opção de equipamento neste sentido. São as câmeras HD-SDI que oferecem também qualidade de vídeo em alta definição. As câmeras HD tornam-se boa opção para quem já possui sistema com câmeras analógicas e quer fazer um upgrade, isso porque as câmeras HD passam sinal de áudio e vídeo como transmissão digital, porém usam o mesmo tipo de cabeamento das câmeras analógicas.

Câmeras IP geralmente tem custo mais elevado em relação às analógicas.

Câmeras HD são mais caras que as analógicas, conquanto ainda mais em conta do que as câmeras IP.

É preciso considerar também se o cliente está fazendo manutenção ou expansão de um sistema de CFTV se realmente vale a pena mudar de um sistema analógico para IP.

Em empresas muito grandes, o uso de câmeras IP é de fato mais indicado e facilita tudo, uma vez que a infra estrutura de rede já instalada pode também ser utilizada para trafegar dados de imagem e agilizando processos de manutenção, quando necessário.

Comparando os tres tipos de câmeras mencionadas aqui, as câmeras IP são as únicas capazes de chegar a resolução 4K nos modelos mais sofisticados.

Contando com boa qualidade e facilidade na instalação, as câmeras HD são boa opção. Diferente das câmeras IP, elas não precisam de nenhuma configuração especial. Se temos poucas câmeras e que não estão muito distantes de um DVR, este sistema HD é bem interessante. Ponto negativo apenas para a questão de que você terá, conectado a um DVR, uma quantidade bem grande de cabos chegando ao mesmo. Se você tem 10 câmeras, terá dez cabos analógicos, um de cada câmera, chegando ao gravador. 

Em sistemas analógicos, as distâncias muito grandes afetam negativamente o sinal, permitindo maior interferência e perda de qualidade. O nível de oxidação na malha do cabo analógico também é fator que afeta o sinal.

Assim, a qualidade do cabo utilizado para sistemas analógicos e HD tem alta influência na qualidade de imagem. Então, mesmo que você tenha câmeras de alta performance com alto custo, se economizar no cabo pode ser que seu sinal seja degradado. Escolha então utilizar os cabos RG6 JOKER da Discabos para seus projetos com câmeras analógicas ou SDI. Para sistemas com câmeras IP, utilize nossos cabos de rede Discabos.