Troubleshooting amplificadores

O que devo checar quando meu amplificador não está operando de maneira correta

Checar a tensão de operação correta do amplificador. Por exemplo, se o amp está ajustado para operar alimentado apenas por 220v e a tensão de alimentação real é de 110v, o amplificador pode até ligar, mas pode trabalhar com distorção ou ruído no áudio. Alguns amplificadores podem operar alimentados por um único padrão de tensão. Outros são bivolt automático e outros possuem um seletor de tensão de operação no painel traseiro do mesmo, chave que precisa ser ajustada manualmente antes de colocar o amplificador em operação.

Conecte as fontes de sinal nas entradas corretas do mixer amp. Microfones usualmente são conectados nas entradas de MIC do mixer. Outros sinais são conectados às entradas de linha (LINE). Conectar sinal de linha em entradas de microfone podem gerar distorção.

O mic DM 1 N da WORKPRO tem saídas em nível de LINE e não de MIC. Então, ao usar este microfone, certifique-se de que está ligando o mesmo a uma entrada LINE.

Sinais de áudio balanceados devem ser balanceados de ponta a ponta. Por exemplo, um microfone com saída balanceada deve ser ligado a entradas balanceadas do mixer ou mixer amp. Uma fonte balanceada deve ser conectada a um destino com entrada balanceada, através de cabos balanceados. Qualquer outro tipo de ligação significa que o sinal de áudio não está balanceado.

O sinal de áudio é tão melhor quanto for a qualidade do áudio que está na fonte. Então, para garantir um bom nível de volume de áudio, sem distorção e sem ruidos, temos que ir corrigindo o som desde sua fonte de origem. Garanta que logo na entrada do mixer voce tenha bons microfones, com cabos de boa qualidade conectados. Garanta que o controle de ganho de entrada de sinal no mixer seja alto o suficiente para não gerar distorção. Somente depois disso é que você deve então se preocupar com os volumes de saída do mixer, que antes de serem enviados a um amplificador, também devem estar com nível satisfatório de ganho, sem distorção. 

Confira os cabos paralelos, se estão conectados com a polaridade correta entre o amplificador e as caixas de som.

Atenção, alguns amplificadores possuem saídas de áudio em ALTA IMPEDÂNCIA e em BAIXA IMPEDÂNCIA. Garanta que as caixas de som conectadas estejam aptas a trabalhar  com o mesmo tipo de saída do amplificador. Verifique se o amp possui DIP SWITCHES que indiquem a operação em impedância correta. Na dúvida, leia sempre o manual para ter certeza de que está fazendo as ligações corretas. Verifique também se o amplificador que possui alta e baixa impedância tem alguma restrição que o impeça de operar com duas linhas diferentes, com impedâncias diferentes, ao mesmo tempo.

Case as impedâncias de saída do amplificador e das caixas de som corretamente: Verifique se as saídas de áudio do amp estão preparadas para baixa impedância (2-4-8 oHms) ou alta impedância (linhas de 70/100 volts). Verifique se há chaves seletoras ou dip switches no painel traseiro para determinar o tipo de impedância de saída correta e compatível com o sistema de caixas de som que será instalado.