Troubleshooting - problemas de conexão e transmissão de sinais de vídeo
Uma fonte ligada a uma tela ou projetor próximo não deveria gerar muitos problemas.
Mas quando conectamos muitos equipamentos no meio do caminho entre a fonte principal e o destino, a coisa fica mais complexa, como por exemplo sinais de vídeo, saindo da fonte e passando por um switch de video, depois indo para um extensor hdbaset ou hdmi via IP, depois indo pra um receiver e em seguida indo pra um projetor ou tv. ou indo para varios destinos diferentes.
A ordem de transmissão dos dados é a seguinte. Após a conexão física, temos a troca de dados EDID para entender quem é o destino plugado no sistema, depois temos troca de dados HDCP para checar proteção de conteúdo e por fim temos a transmissão de sinal propriamente dita.
Uma maneira bem profissional de checar o sistema é usar geradores de sinal e analisadores de sinal. São ferramentas indispensáveis que ajudam a identificar principalmente se o cabo de conexão (HDMI, DISPLAY PORT, etc) está em bom estado. Por aí, já podemos testar a parte física da conexão. O analisador de sinal permite também checar se o sinal que está sendo gerado chega sem nenhum tipo de alteração no destino.
Falha na conexão física, por conta de plugues de má qualidade ou um cabo HDMI danificado, fará com que você não tenha sinal. Primeiro passo então é trocar os cabos e checar também se não há problemas na entrada e saída de vídeo dos equipamentos que estejam no meio do caminho.
O cabo HDMI também é responsável por passar uma tensão de +5 volts, chamada de HOTPLUG. Se a fonte de sinal não identifica esta tensão no cabo não haverá transmissão de sinal de video e nem de áudio. Cabos HDMI muito longos também não permitirão passagem desta tensão de 5 volts
Falha de EDID provoca falha no formato de áudio ou vídeo! EDID é o que "avisa" a fonte de sinal quais são as características do equipamento no destino, incluindo as resoluções de vídeo com as quais o destino é capaz de lidar. A fonte de sinal, neste sentido, tentará sempre enviar o vídeo num formato que seja mais adequado para o equipamento de destino lidar. Falha de EDID geralmente ocorre na forma de termos uma qualidade de vídeo e áudio que não são o que se esperava.
Outro detalhe. quando temos vários destinos diferentes, por exemplo, conectados a um splitter de vídeo, a fonte de sinal que está antes do splitter só consegue enviar um tipo de resolução e seria a mais baixa de acordo com o display de destino de menor capacidade. No entanto, se usamos uma matriz no meio do caminho, a matriz geralmente é capaz de ler o EDID dos diferentes tipos de destino e então adequar o sinal para cada saída de maneira independente.
Equipamentos mais avançados possuem também um buffer de EDID, permitindo que o sinal suba mais rápido, em caso de reconexão de sinal, evitando que o sinal EDID tenha que ser gerenciado novamente. Obviamente que seria melhor ter sempre o mesmo modelo e marca de TV, monitor ou projetores como destino.
Falha de HDCP geralmente faz com que a imagem fique piscando a cada dois segundos em média. Às vezes temos uma imagem VERDE sendo exibida no destino.
Versões diferentes de HDCP entre a fonte e o destino de sinal também podem gerar problemas.
Problemas podem ocorrer mais quando temos uma fonte enviando sinal para vários destinos. Pode ocorrer, por exemplo, que você esteja enviando sinal para várias tvs diferentes. Se uma delas operar com HDCP de versões anteriores a 2.2, pode ser que nenhuma tela no sistema
seja capaz de mostrar imagem. Daí, se você remover a tela com HDCP 1.2 do sistema, as demais passam a funcionar.
Formas de identificar problemas e corrigir os mesmos:
- Troque os cabos HDMI e procure sempre usar cabos de boa qualidade e procedência.
- Simplifique o sistema, removendo, se possível, equipamentos que estejam no meio do caminho entre a fonte e o destino.
- Desative, se possível, funções de HDCP e CEC.
- Troque os equipamentos que estejam no meio do caminho por outros, se possível, de igual marca e modelo ou de marcas e modelos diferentes.
- Se você tem gerador de sinal e analisador de sinal, você também pode usar estas ferramentas instaladas temporariamente entre os vários.
- Equipamentos que estão no sistema, para tentar identificar onde os problemas estão ocorrendo.
- Se você usa HDMI VIA IP, verifique os cabos de rede e também a rede do cliente em si, para checar se há VLAN estabelecida e se não há bloqueio de sinal multicast.
- Em conexões HDBASET, é importante checar se o cabo de rede está crimpado de acordo com as instruções presentes no manual do fabricante do equipamento em uso.