WORKPRO Blueline Troubleshooting

Procedimentos a serem tomados para resolver problemas de conexão via rede para linha Workpro Blueline

Geralmente os problemas de rede que os clientes podem enfrentar nos sistemas Blueline estão vinculados a falhas no áudio e também a instabilidades, como acontecer dos equipamentos sumirem na tela do Workcad3 ou serem mostrados como inativos na rede.
Nestes casos confira o seguinte:
 
  1. Endereços de IP duplicados entre equipamentos são um problema. Resolva esta questão o mais rápido possível.
  2. Verifique se há filtro de dados MULTICAST na rede ajustados de maneira que bloqueiam o sinal Multicast.
  3. O estabelecimento de mais de um MULTICAST QUERIER na rede é prejudicial. A VLAN de Blueline deve contar com apenas e tão somente um Querier de multicast.
  4. Conflito de pacotes MULTICAST, principalmente quando há conflito entre dispositivos de sistemas diferentes que estejam numa mesma VLAN, prejudicam o sistema. É preciso ter certeza de que a VLAN aplicada ao sistema BLUELINE seja exclusiva para o sistema BLUELINE. Não deve haver outro tipo de sistema ou rede de dados como internet por exemplo nesta mesma VLAN.
  5. Verifique se a rede está bloqueando portas UDP utilizadas pelo sistema BLUELINE.
  6. Verifique se a rede está bloqueando pacotes MDNS na VLAN BLUELINE.
  7. O estabelecimento de um certo nível de QOS pode ajudar a garantir a operação do sistema BLUE LINE.
  8. Verifique se não há falha de alimentação POE correta para os equipamentos BLULINE. Em algumas situações pode ser melhor deixar os equipamentos alimentados por fonte externa (fonte VDC não fornecida com equipamentos Blueline e que devem ser adquiridas separadamente).
  9. Deixar o software WORKCAD3 CONFIGURATOR ativo na rede, sem necessidade pode prejudicar o sistema. Após realizar o setup dos equipamentos, deve-se encerrar o software WORKCAD3 CONFIGURATOR.
  10. Verifique se há falha pontual de hardware com algum equipamento Blueline. Se esta ocorrência é comprovada, verifique se há update de firmware disponível para o produto.
Os especialistas de TI dos clientes utilizam várias ferramentas de análise, contando por exemplo com o WIRESHARK para executar uma varredura na rede e checar alguns potenciais problemas. Há uma lista de comandos bem interessante neste link para executar varreduras com o Wireshark.
Recomendamos ao especialista de TI - REDES a leitura dedicada e detalhada do documento presente neste link: lista de requisitos do sistema Blue Line está neste link.